Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
Data analytics é um assunto que está sob os holofotes dos negócios. Empresas que sabem analisar seus dados e enxergar oportunidades através deles começam a se destacar. Isso porque a estratégia de dados vem se mostrando uma maneira eficiente de gerar vantagem competitiva.
Mas como isso acontece? E como criar uma estratégia de dados eficiente? Continue sua leitura e saiba mais!
Como criar uma estratégia de dados eficiente
Uma estratégia de dados eficaz conta com ferramentas eficientes de análise de dados. Soluções de TI ajudam sua empresa a coletar, compilar, categorizar dados para gerar insights importantes. O trabalho que, antes, exigiria muitas etapas e relatórios, pode ser feito de forma mais simples atualmente.
Para chegar nesse ponto, é preciso pensar em:
● Qualidade dos dados: quais são os dados mais importantes para sua empresa? E o que pode ser descartado?
● Visualização: como é possível visualizar esses dados? Eles estão reunidos em um só lugar? Quem pode acessá-los e quando?
● Organização: como os dados estão categorizados? Eles podem ser acessados em um só lugar?
● Geração de insights: como a análise desses dados pode levar a novas ideias? Como podemos encontrar vantagens a partir deles?
Abaixo, vamos dar alguns exemplos de como a estratégia de dados pode transformar uma empresa:
Exemplo 1:
Imagine que sua empresa recebe muitos dados ao mesmo tempo, de fontes diferentes. Para criar uma estratégia de marketing, a equipe coleta alguns deles, como nome, e-mail e jornada do cliente. O time do financeiro analisa o score de crédito. A equipe de vendas confere as opções de pagamento do cliente.
Esse é um exemplo de uma estratégia de dados descentralizada e ineficaz. Sabendo o score de crédito dos clientes, o marketing poderia direcionar melhor seus esforços. Do mesmo modo, sabendo mais sobre a jornada de compra, o setor de vendas saberia quais clientes procurar.
E, para tomar decisões mais incisivas, o gestor dessa empresa precisa reunir todos esses dados. Não seria mais simples se eles já estivessem reunidos, organizados e qualificados?
Exemplo 2:
A plataforma de streaming Netflix processa milhões de dados de consumos de seus assinantes. Com esses dados, ela decide criar uma série que contenha as preferências da maioria dos assinantes. Assim, é possível criar um conteúdo que será um grande sucesso de audiência.
Em primeiro lugar, a Netflix precisa garantir que todos esses dados estão sendo armazenados. Se informações forem perdidas em algum ambiente (TV, desktop, móvel), os resultados serão prejudicados. O próximo passo é processar e cruzar essas informações.
Depois de fazer cruzamentos lógicos, com facilidade de critérios bem definidos, os dados são processados pelo Machine Learning. A própria ferramenta de Machine Learning pode fazer o briefing do roteiro da série. Assim, o data analytics ajuda a criar mais um produto de sucesso para a empresa.
A questão final sobre o data analytics é como garantir que ele seja feito de maneira eficiente. A resposta depende de muitos fatores, mas começa com uma solução: tecnologia. Fazer a gestão de dados sem soluções de TI eficientes seria tentar ler e analisar milhares de páginas por dia.
Em vez de se dedicar a processos exaustivos, é melhor contar com bons serviços de TI. Com eles, é possível processar, armazenar e organizar os dados de maneira segura. E, assim, criar uma estratégia de dados que gere vantagem competitiva para sua empresa.
Vantagem competitiva com estratégia de dados
Auxiliando na gestão, a estratégia de dados pode trazer uma real vantagem competitiva para o seu negócio. Ela permite que você gere insights, tome decisões e saiba priorizar o que mais vai fazer diferença para sua empresa.
Confira abaixo maneiras como o data analytics pode transformar seu negócio:
Conheça nossas soluções e transforme dados em informação relevante na sua empresa.
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?