Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
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À medida que a quantidade de dados gerados no mundo digital aumentam de forma exponencial, as empresas avaliam e criam maneiras de organizar e analisar estas informações para gerar insights relevantes para seus negócios.
O Data Analytics surgiu justamente para atender a essa necessidade, e todos os departamentos de uma empresa podem se beneficiar desta prática. Afinal, insights são os insumos mais valiosos para a tomada de decisão em qualquer área do seu negócio.
Essa estratégia desempenha um papel vital na gestão organizacional, trazendo maior maturidade de operação e outra série de benefícios, como diferencial competitivo e assertividade estratégica.
Mas como isso realmente funciona? Qual o benefício e como aplicar nas empresas? É isso que discutiremos neste artigo! Leia e descubra por que você precisa criar uma estratégia de dados.
Trata-se de uma estratégia analítica projetada para contabilizar e visualizar grandes quantidades de dados (indicadores, pesquisas de satisfação, feedback etc.). Estes dados, uma vez tratados, trazem informações que podem gerar insights relevantes para tomada de decisões, projeções de vendas ou produção de produtos.
O Data Analytics pode ser usado em vários segmentos de mercado. Os bancos, por exemplo, usam essa estratégia para evitar possíveis fraudes. Na educação, você pode medir o progresso dos alunos e avaliar a eficácia do sistema. Já no varejo, o principal uso é rastrear as características sociais e comportamentais dos clientes, de modo a prever tendências e hábitos.
Ainda não sabe a diferença entre data analytics, data science e big data? Então confira nosso conteúdo!
Veja a diferença de estratégias de gestão de dados!
Geralmente, o processo de análise do fluxo de dados segue as seguintes etapas: coleta, ingestão e transformação, armazenamento, análise, desenvolvimento de algoritmos e visualização.
É importante avaliar quais são os principais insights desejados na etapa de visualização, ou até mesmo o levantamento de quais problemas de negócio você gostaria de resolver.
Investir em Data Analytics pode ser o grande diferencial de uma empresa frente aos seus concorrentes. Isso porque, através dessa estratégia, você obtém uma série de benefícios não só para o dia a dia da operação, mas também para a tomada de decisões.
Confira abaixo as principais vantagens de aplicar Data Analytics em sua empresa!
Através da análise de dados, você pode identificar imediatamente os erros em sua organização e agir para resolvê-los. Com as informações acuradas dos dados gerados, é possível entender qualquer problema na operação antes que ele gere maiores impactos.
O reconhecimento de erros em tempo real ajuda as empresas a reagirem rapidamente para mitigar qualquer impacto e evitar falhas totais ou tardias nas operações.
A fraude também pode ser detectada imediatamente quando ocorre, e as medidas necessárias podem ser tomadas rapidamente para limitar os danos. Esse é um dos principais benefícios da análise de dados para os mercados financeiros, que é muito atraente para os criminosos.
Toda empresa possui uma grande quantidade de sistemas que gera dados de forma exponencial. Mas, para que se torne uma informação passível de análise, o dado precisa ser tratado. Criando uma estratégia de dados, haverá a necessidade de se criar um processo de sanitização e transformação e, com isso, ter uma fonte de dados com maior qualidade.
Um dos principais benefícios na estratégia de dados é a geração de insights, que proporcionam maior vantagem competitiva para o seu negócio. Como a estratégia prevê a organização e o tratamento de várias fontes de dados para gerar informação relevante, a qualidade dos dados aumenta e os insights também.
Um passo fundamental para iniciar uma estratégia de data analytics é, antes de qualquer coisa, fomentar a cultura data-driven em sua empresa. Desta forma, todos os colaboradores compreendem a importância deste tipo de estratégia e podem otimizar o dia a dia com mais eficiência.
Como aplicá-lo na empresa e otimizar as operações:
O Data Analytics permite que você e sua equipe se desenvolvam, usando a ciência em vez da intuição, e tenham ferramentas para basear suas decisões nos fatos, padrões e relacionamentos existentes no comportamento do cliente.
Prever coisas é uma ciência e também uma arte. Para fazer previsões suficientemente precisas, muitos modelos, relacionamentos e subjetividades devem ser considerados.
A análise de dados pode transformar a subjetividade, além de representar qualquer fator sazonal ou outros fatores de influência, e pode também fornecer previsões objetivas e claras para suas vendas.
A análise de dados também pode revelar uma combinação única de estratégias ou atividades que garantem o sucesso. O pré-teste com os clientes ou o envio de histórias de sucesso podem ajudá-lo a transformar ainda mais seu negócio.
Todas essas análises podem ser automatizadas, e os representantes de vendas podem ser aconselhados em tempo real por meio do CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) para fornecer suporte eficaz à decisão.
Clientes e possíveis clientes compartilham uma riqueza de informações sobre seus pontos de vista acerca dos produtos e serviços da empresa. No entanto, essas informações estão espalhadas em diferentes sistemas e formatos, sendo difíceis de analisar.
No entanto, para sistemas de Big Data, as coisas não são tão complicadas. Por exemplo, eles podem unificar comunicações e suporte por e-mail, respostas a pesquisas, entrevistas e registros de reuniões e obter informações valiosas para aprimorar o entendimento dos clientes.
A capacidade de coletar e analisar essas informações pode fornecer tudo o que você precisa para manter seus negócios em crescimento. Se a maior dificuldade do passado era implementar um sistema que captura dados de clientes, as empresas de hoje estarão afogadas em informações que não sabem usar.
Portanto, a próxima revolução não terá nada a ver com o crescimento do sistema de registro, mas com a interpretação de todos os dados para apoiar a tomada de decisões, medir a eficiência operacional e orientar os negócios na direção certa.
Como você pode notar, o Data Analytics pode ser uma estratégia valiosa. Todos os dias, a empresa recebe vários tipos de informações dos clientes, como dados pessoais, tendências de pesquisa, interesses e análises, além de muitas informações e números subutilizados. Por meio da análise de dados, todos eles têm significado prático.
Por isso, considere já adotar essa metodologia em seu negócio!
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