Otimização de custos na AWS: tudo o que você precisa saber

Otimização de custos na AWS: tudo o que você precisa saber

A governança e otimização de custos são algumas das principais vantagens do modelo de utilização de cargas de trabalho na nuvem. Nesse sentido, a nuvem traz dinamismo, possibilita que o profissional de infraestrutura tenha agilidade na inovação, diminui ciclos de aprovação e ainda contribui para redução de custos.

Desse modo, Arthur Basbaum, Migration Success Lead na AWS, e Erick Conte, Arquiteto de Soluções na BRLink, reuniram as principais dicas e ferramentas para auxiliar na otimização de custos na nuvem AWS. Confira:

Estabeleça políticas de acesso e alocação de custos

A primeira etapa para um projeto de otimização de custos bem sucedido é identificar os tipos mais comuns de desperdício e implementar uma política de acesso. Sem as restrições devidas, qualquer usuário pode subir instâncias que não estavam programadas e, assim, gerar custos altos e inesperados.

O AWS Organization é uma ferramenta muito interessante para ter essa governança, pois centraliza diversas contas e garante uma melhor gestão do faturamento e do controle de segurança. A alocação de custos é outra recomendação vantajosa para otimizar essa gestão. Com isso, ative tags de alocação de custos para cada departamento. As tags fornecem uma visão mais granular sobre o padrão de consumo da sua organização.

Defina um orçamento (AWS Budgets) para seus projetos

O trabalho de quebrar alguns custos por contas e fazer tagueamento facilita bastante essa parte do processo. Assim, o time de finanças tem uma melhor visibilidade sobre quanto cada um está gastando e isso ajuda a projetar um budget para esse centro de custo. Basicamente, são considerados dois fatores importantes para montar um budget por aplicação na AWS, que é o crescimento orgânico e o inorgânico.

O AWS Budgest é uma ferramenta de controle de custos que permite criar alertas dentro da sua conta, de modo a evitar custos inesperados no fim do mês. Os alertas podem ser configurados de duas formas: quando o time excede o valor estabelecido ou quando existe uma previsão de passar, o que proporciona tempo para agir proativamente.

Desenvolva um modelo de previsão de custos

Fazer um forecast é muito importante para ter uma ideia dos gastos futuros. O Cost Explorer é uma ferramenta gratuita, por meio da qual você pode obter isso. Se você já tem um ambiente “tagueado” e quer fazer um forecast por tag, por exemplo, é possível aplicar um filtro. Se, por outro lado, a empresa precisa definir um budget para o próximo ano, essa ferramenta também mostra uma previsão, pois ela se baseia no consumo dos últimos meses para dar uma recomendação para o futuro.

Se familiarize com os modelos de preços existentes

Na AWS, existem vários modelos de definição preço para atender aos requisitos de performance e eficiência de custo. Portanto, é muito importante conhecer esses modelos e selecionar o mais adequado para o seu negócio. Para EC2, existem os três modelos principais On Demand, Instâncias Reservadas e Spot.

On Demand é um modelo indicado para testes, sua demanda é bem estável, onde ainda se está testando o tamanho da máquina. Porém, depois saber como funciona e sua demanda, o mais interessante é migrar para o modelo de Instância Reservada, o qual é mais moderno e 75% mais barato do que o primeiro. Já o Spot, é um modelo mais arrojado do que os anteriores e usa a capacidade ociosa da máquina. Esse modelo possui baixo custo e é aproximadamente 90% mais barato do que o On Demand.

Selecione os tamanhos adequados para seus recursos

Rever o tamanho das máquinas e fazer um “Rightsizing” é outro ponto muito importante. As novas gerações da AWS são mais baratas e vantajosas nesse aspecto. Além de obter desconto ao obter uma máquina nova, como uma I5, por exemplo, o cliente garante desconto e uma performance maior ao mesmo tempo.

Além do Cost Explorer, existem duas grandes ferramentas disponíveis na AWS para checar oportunidades de rightsizing do seu ambiente, que são o Rightsizing Recommendations e o Compute Optimizer. Elas utilizam dados de consumo para sugerir máquinas mais baratas e que consigam manter a performance. A Optimizer é a mais completa de todas, pois faz recomendações entre famílias e ainda possui mais dados e gráficos.

Monitore seu consumo regularmente

De nada adianta implementar novos métodos ou desligar máquinas com pouca utilização se isso não for monitorado. A AWS também disponibiliza ferramentas para esse fim, como o CloudWatch, por meio da qual se consegue ver picos, acompanhar cpu e memória, disco dos recursos em determinados períodos, entre outras possibilidades.

Outras soluções para esse controle são o próprio Cost Explorer, o qual possibilita ter uma previsibilidade do gasto na AWS, o Trusted Advisor, o qual emite alertas sobre instâncias ociosas ou com uso em excesso. Por meio da automação, também é possível ligar/agendar e desligar instâncias. Outra dica para monitoramento é o Cloud Insights, uma ferramenta desenvolvida pela BRLink que gera insights tanto de custos quanto de segurança e que centraliza diversas ferramentas, como CloudTrail, Cost Explorer, entre outras.

Se você precisar de apoio com relação à análise para redução de custos em seu ambiente, acione o nosso time, podemos apoiá-lo neste desafio.

Acesse nossa landing page: https://land.brlink.com.br/parceiro_aws/

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.