AWS re:Invent 2016 #3: O melhor do KeyNote Andy Jassy – 2º Dia

AWS re:Invent 2016 #3: O melhor do KeyNote Andy Jassy – 2º Dia

Andy Jassy, CEO da AWS (Amazon Web Services) foi ao palco do re:Invent 2016, apresentar grandes novidades e lançamentos da maior nuvem do mundo. Seguindo o tradicional modelo de anos anteriores, a apresentação nesta manhã (30/11), em Las Vegas, foi uma sucessão de novos serviços e casos de sucesso de novos e antigos clientes.

A fala anual de Andy no re:Invent é sempre uma indicação da direção que a empresa está tomando, além de ser também uma resposta aos concorrentes de mercado.

Os novos serviços expandem ainda mais o portfolio da AWS, atingindo áreas que não eram tão bem exploradas, como por exemplo, inteligência artificial.

Veja abaixo os principais lançamentos da gigante de Seattle, no maior evento de Cloud Computing do mundo neste ano, o re:Invent 2016.

Novas famílias de Instâncias 

Como de costume, o re:Invent é palco para lançamento de novas famílias e tipos de instâncias EC2. Normalmente, estas novas famílias chegam com recursos superiores às famílias anteriores e com um preço, as vezes, inferior.

  • Novas instâncias da família T2: instâncias para uso geral, com características idênticas à família T1, porém com recursos superiores às antecessoras.
  • Nova família de instâncias R4: a nova geração de instâncias, para uso intensivo de memória, é a evolução da família R3, porém com recursos superiores. Estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2017.
  • Nova família de instâncias I3: evolução da família I3, trata-se da mais nova família para uso intensivo de IO. Aplicações que usam intensivamente discos se beneficiarão deste tipo de instância. Estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2017.
  • Nova família de instâncias C5: as populares instâncias otimizadas para uso de altas de cargas de processamento ganham a mais nova família C5, evolução da C4, e com os novos processadores Intel “Skylake”. Estarão, também, disponíveis no primeiro trimestre de 2017.

 

IMG-20161130-WA0025_1480592785290

Elastic GPU’s for EC2 

Um serviço que permitirá acrescentar GPU’s às instâncias EC2’s rodando aplicações na AWS. Torna mais simples e escalável a utilização de GPU’s dentro da AWS. Para workloads que demandam estes recursos, é uma grande melhoria.

Amazon Lightsail 

Serviço que permite a criação de VPS (Virtual Private Server) dentro da AWS. Este é um modo de hospedagem largamente utilizado no mundo, onde o método é criar ambientes virtuais. VPS’s são especialmente populares para hospedagem de aplicações web com baixa demanda de recursos, como sites pequenos.

A ideia com o Amazon Lightsail é simples: que o cliente escolha a imagem que deseja rodar (Linux ou Windows) e crie a VPS. Normalmente este tipo de recurso é extremamente útil para pequenos websites e workloads.

Ainda temos apenas informações preliminares, porém, a promessa de Andy Jassy é que seja possível lançar uma VPS por U$ 5,00 por mês.

F5 Instances (FPGA)  

Nova família de instância voltada para Field Programming Gate Arrays (FPGA). A AWS é a primeira a lançar um serviço na nuvem voltado para esta demanda de desenvolvimento. Serviço em preview ainda, para utilizá-lo será preciso solicitar acesso na página da solução.

Amazon Athena 

O novo serviço da AWS, disponível publicamente para todos os clientes, permite realizar queries interativas nos dados do S3, pagando sob demanda e de modo escalável.

Aparentemente, muitos workloads que utilizariam EMR para processar dados armazenados no S3 seriam substituídos por Amazon Athena, que visa simplificar o processamento de dados não estruturados do S3.

IMG-20161130-WA0023_1480592785641

Amazon AI 

Um grupo de serviços voltados para o desenvolvimento de aplicações com recursos de inteligência artificial. Estes serviços fecham uma lacuna que existia no portfolio da AWS para atender demandas crescentes neste mercado de soluções.

  • Amazon Rekognition: voltado para o processamento de imagens. Permitirá a desenvolvedores, de modo simplificado e escalável, fazer coisas como reconhecimento facial e identificação de situações em imagens.
  • Amazon Polly: o novo serviço “Text to Speech” da AWS, permite converter texto em áudio em dezenas de línguas.
  • Amazon Lex: permite construir interações através de voz e texto com dispositivos e aplicações. Permitindo que o conceito do Amazon Alexa seja implementado nas aplicações e dispositivos de clientes.

 

PostgreSQL para Aurora 

Até aqui, somente os clientes que utilizavam MySQL poderiam se beneficiar do serviço Amazon Aurora, que é o serviço de banco de dados relacional da AWS, extremamente escalável e gerenciável.

A partir de agora, os clientes que utilizam PostgreSQL também poderão rodar através do Aurora. A ideia aqui parece ser mover os clientes que rodam PostgreSQL em EC2 e em RDS para o Aurora.

Outro ponto importante é que esta é uma resposta ao mundo Oracle, já que muitos clientes estão migrando de Oracle para PostgreSQL atualmente.

VMWare Cloud on AWS 

Trata-se de uma forte e interessante parceria entre estes dois gigantes. Para anunciá-la, o CEO da VMware, Patrick Gelsinger, foi ao palco. O objetivo é de que os clientes que utilizam VMWare para gerenciar seus datacenters virtuais on-premises utilizem as mesmas ferramentas para gerenciar os ambientes dentro da AWS.

Assim, através do VMWare vCenter, por exemplo, os clientes poderão gerenciar máquinas virtuais e outros serviços dentro da AWS. Facilitando assim, a visibilidade e o gerenciamento de recursos, dentro e fora da nuvem.

Esta integração facilitará também a implementação de estratégias de Backup de máquinas virtuais VMWare dentro da nuvem da AWS, e, de modo bastante expressivo, a implementação de estratégias de Disaster Recovery do ambiente on-premises para a nuvem da AWS com agilidade e facilidade.

IMG-20161130-WA0024_1480592785525

Amazon GreenGrass 

Um serviço revolucionário, que permite inserir funções Lambda dentro de dispositivos. As mesmas funções que rodam no AWS Lambda podem rodar no GreenGrass. Além disso, ele permite a orquestração destes dispositivos através da nuvem, do AWS Console por exemplo.

Uma importante melhoria para o mercado IoT, que tornará ainda mais fácil a integração de dispositivos com a nuvem da AWS.

Amazon Snowball Edge 

Depois do sucesso do SnowBall em 2015, a AWS lança a nova versão do Storage on-premises usado para transferir dados para a AWS. Incluindo todas as características da versão anterior (durabilidade, encriptação, segurança), algumas melhorias foram incluídas na nova versão.

Ele possui 100TB de espaço, é possível clusterizá-lo agrupando várias unidades para obter mais espaço e podemos conectado a um Endpoint S3.

AWS SnowMobile 

De modo inesperado, para a anunciar o novo lançamento da AWS, um caminhão com um container entra no palco de Andy Jassy. O novo serviço é o próprio container, chamado de SnowMobile. Basicamente, são 100 petabytes (isso mesmo!) dentro de um container para transferir dados para a AWS.

Evidentemente que é um serviço que estará disponível somente em algumas regiões, porém, permitirá uma migração massiva de dados para AWS de uma só vez. Impressionante!

IMG-20161130-WA0022_1480592785785

 

Para saber mais sobre estas novidades, consulte o site da AWS ou assista aqui a apresentação de Andy Jassy gravada.

 

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.