Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O modelo de arquitetura com escalabilidade proporcionado pelo cloud computing é estratégico para as empresas por permitir a expansão da infraestrutura e a recuperação rápida contra incidentes, uma tendência apontada pelo Gartner em substituição ao serviço de hospedagem tradicional. Em uma de suas palestras, Gene Phifer, VP Distinguished Analyst do Gartner, usou a expressão “cloud-washing”, referindo-se à estratégia de marketing enganosa de alguns fornecedores que vendem tecnologias antigas com o rótulo “nuvem”. O Gartner considera cloud computing um modelo de computação baseado em serviços com escalabilidade e elasticidade, compartilhando um conjunto de recursos para obter economia de escala, cobrada pelo uso, baseada em tecnologias da internet.
Para que você se sinta seguro ao fazer a mudança de um serviço de hospedagem tradicional para um modelo escalável, apresentamos a seguir as diferenças entre eles os seus benefícios e como é fácil a sua migração. Confira:
# Hospedagem tradicional
Há basicamente dois tipos de hospedagem tradicional:
A maioria dos sites de pequena e média escala usa hospedagem compartilhada, que é mais barata e requer menor manutenção, no entanto, as desvantagens são grandes. Ao compartilhar o servidor (e armazenamento e largura de banda), se o tráfego para outros sites sobe, automaticamente seu site vai ficar mais lento. Você também não tem controle total sobre o servidor. Isso significa que você não pode instalar qualquer software. Podendo usar apenas os recursos que já estão disponíveis no servidor.
Outro grande problema do modelo de hospedagem tradicional, seja compartilhado ou dedicado, é que você precisará continuar comprando servidores à medida em que o tráfego para seu site cresce. No entanto, os servidores extras tornam-se inúteis quando o tráfego diminui. No mundo de hoje em que o hardware tornou-se uma mercadoria, o valor dos servidores deprecia mais de 50% a cada ano. Significa que seu investimento na compra de novos servidores tem um ROI (Retorno sobre o Investimento) muito pequeno ou até negativo.
# Modelo escalável de hospedagem em nuvem
Neste modelo, os departamentos de TI não precisam investir em hardware de servidor interno. E os clientes não precisam pagar por armazenamento extra ou capacidade de processamento que eles não usam. A hospedagem em nuvem é mais rapidamente escalável do que a hospedagem tradicional. Se um aplicativo ou site recebe mais ou menos tráfego, os servidores de nuvem escalam para cima e para baixo automaticamente. Com a hospedagem em nuvem, não há necessidade de adicionar ou remover manualmente o espaço do servidor como existe na hospedagem compartilhada.
# Quais são os principais benefícios?
As principais vantagens deste modelo são a agilidade para utilizar mais recursos de computação quando necessário e economia de custos, permitindo dimensionar a capacidade pela média de uso, em vez de provisionar pelo pico máximo. Veja mais:
Confira um caso de sucesso de escalabilidade da BR Link:
O Burger King demandava um modelo de infraestrutura ágil e escalável, para suportar uma aplicação web de geração de cupons de descontos para os clientes. O principal desafio era ter uma infraestrutura on demand, uma vez que a aplicação precisava estar em produção em um curto período, o que não seria possível considerando um modelo convencional, onde certamente se levaria mais tempo para alocar os recursos de infraestrutura necessários. Além disso, por se tratar de uma aplicação com variações no número de acessos, ter uma infraestrutura capaz de atender essa característica certamente foi uma questão relevante no processo de decisão de ir para a nuvem da Amazon Web Services, que é totalmente escalável. Foi implementada uma arquitetura de acordo com as boas práticas da AWS, atendendo aos requisitos de segurança e com possibilidade de crescimento de acordo com a demanda. O projeto aconteceu em tempo recorde, em menos de uma semana, considerando a análise dos requisitos técnicos até a finalização da implementação do ambiente. |
Um modelo baseado em cloud computing reúne o melhor dos dois mundos: a simplicidade de administração de uma máquina virtual, tendo a capacidade de dimensionar conforme sua necessidade, e você ainda pode replicar para múltiplos servidores e utilizar o balanceamento de carga para escalabilidade literalmente infinita.
A plataforma em nuvem ideal provê um ambiente escalável, confiável, seguro, de fácil manutenção e, ao mesmo tempo, proporciona alta disponibilidade. Este modelo permite que você acompanhe de perto a curva de demanda de seus aplicativos, reduzindo a necessidade de provisionar antecipadamente capacidade computacional, o que pode resultar em sobra ou falta de recursos.
E a mudança de um serviço de hospedagem tradicional para um modelo escalável não precisa ser um processo difícil ou traumático. Se você não sabe por onde começar, basta contar com o parceiro certo para fazer uma transição tranquila para a melhor nuvem para sua empresa.
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?