Como usar inteligência artificial no seu planejamento Black Friday?

Como usar inteligência artificial no seu planejamento Black Friday?

Novembro já chegou e os preparativos para a Black Friday prometem alavancar essa temporada de vendas e desafogar estoques do comércio varejista. Apesar da data ser apenas no fim do mês,  já podemos ver muitos varejistas fazendo promoções utilizando o termo “Black November”.

Para o e-commerce, a concorrência sempre parece mais acirrada, pois o consumidor tem mais oportunidades de comparação de preços (antes mesmo da Black Friday chegar!) e se preparar para a tão esperada data.

E como as empresas podem se antecipar a esse momento de forma ágil e inteligente, para que consigam ser competitivas em suas estratégias de preços num cenário tão concorrido como a Black Friday? 

Com inteligência artificial e machine learning!

Conhecendo os conceitos: o que é inteligência artificial e machine learning?

Uma inteligência artificial, ou IA, é um software baseado em processamento de linguagem natural que simula a inteligência humana na execução de diferentes tarefas. Além de seguir instruções pré-determinadas, IAs também são capazes de se desenvolver para executar prompts mais complexos.

Esse desenvolvimento acontece, na verdade, graças ao machine learning, ou ML. Baseado em aprendizagem a partir da análise de dados, esse mecanismo funciona por meio de algoritmos que, ao analisar um grande volume de dados, são capazes de identificar padrões, extrair conhecimentos e aprender de maneira progressiva com eles. 

Por isso, inteligência artificial e machine learning estão cada vez mais presentes nas manchetes e no universo da tecnologia. Ambos se combinam e criam a sinergia perfeita para ferramentas cada vez mais complexas e bem estruturadas, que podem otimizar diferentes tarefas do dia a dia de maneira ímpar. 

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Grupo diverso em mesa de escritório com notebook à frente. Um homem branco encara a tela, enquanto uma mulher negra ao seu lado faz anotações em um caderno.

Seu planejamento Black Friday já conta com inteligência artificial e machine learning? Veja como se adaptar!

Como utilizar IA e ML em sua Black Friday?

Acompanhar a dinâmica de descontos e reposição de uma Black Friday nunca é fácil. Por conta do grande volume de compradores, é comum que diferentes e-commerces sofram com problemas de estoque ou vendas no grande dia – e isso é algo que precisa ser evitado.

O uso de inteligência artificial e machine learning pode trazer uma série de funcionalidades que vão potencializar seu e-commerce e garantir uma BF mais satisfatória tanto para seu negócio como para seus clientes.

Veja algumas possibilidades!

Cálculo de preços dinâmicos

A estratégia de preços dinâmicos é uma das bases fundamentais do comércio. Vender o produto certo para a pessoa certa é importante, mas vendê-lo no preço e na hora certa também!

Para isso, é importante analisar o mercado e saber exatamente como se destacar frente a concorrência. Ter conhecimento dos preços e da dinâmica dos outros e-commerces pode ser o grande diferencial para uma BF de sucesso. E isso se dá por meio de análise de Big Data.

Através de IA e ML, ao invés de ter uma pessoa analisando os preços concorrentes e fazendo modificações de forma manual, é possível utilizar uma grande base de dados para ler a tendência de preços do mercado. Com isso, fica mais fácil atribuir uma estratégia de preços mais assertiva e focada especificamente para a Black Friday.

Análise do consumidor

O comportamento de compras entre uma pessoa e outra pode ser muito diferente. E encontrar um planejamento Black Friday que contemple essas diferenças nem sempre é uma tarefa fácil.

Com machine learning, por exemplo, é possível identificar e estabelecer previsões do comportamento do usuário, tais como canais de preferência ou horário de maior consumo. A partir desse aprendizado, seu e-commerce pode criar comunicações e estratégias personalizadas, impactando o consumidor final de maneira mais assertiva e gerando um resultado muito mais positivo ao final da BF. 

Comunicação otimizada

Um outro ponto em que inteligência artificial e machine learning podem auxiliar é na comunicação direta com seus clientes através de chatbots

Uma vez que o volume de contatos pode aumentar durante a Black Friday, o uso de ferramentas como chatbots é capaz de otimizar o tempo da equipe de atendimento e gerar maior satisfação de seus clientes, que podem tirar diferentes dúvidas de maneira rápida e eficaz. 

Construção de peças e design

Além disso, vale apontar também como ferramentas de IA que constroem textos ou imagens podem ser grandes aliadas na produção de peças promocionais e demais formatos de comunicação online. Seja em publicações nas redes sociais ou mesmo para o e-commerce em si, essas ferramentas podem auxiliar na dinâmica mais ágil e acelerada que a data pede.

Por que investir em inteligência artificial e machine learning?

Como vimos até então, ferramentas de IA e ML podem ser um grande diferencial para uma Black Friday de sucesso. Além de auxiliar em diferentes demandas operacionais, elas também são capazes de fazer análises e predições que podem, de fato, oferecer insights estratégicos valiosos para seu e-commerce

No entanto, não é apenas na BF que essas ferramentas trazem benefícios.

Com cada vez mais destaque no mercado, IA e ML estão tomando espaço entre manchetes e palcos por todo o seu potencial de negócios. A forma com que são capazes de analisar grandes volumes de dados, aprender padrões e, principalmente, desenvolver diferentes tarefas a partir disso, tem sido a grande promessa não só para o segmento tech, mas todos os outros também. 

Ainda é cedo para mensurarmos todas as possibilidades de otimização que teremos com essas ferramentas. No entanto, uma coisa é clara: as empresas que estão saindo na frente e investindo em inteligência artificial e machine learning estão, sem dúvidas, preparadas para o futuro dos negócios. 

Escritório com grupo diverso sentado de frente para diferentes computadores. Ao centro, um homem de óculos conversa com uma mulher de dreadlocks, que sorri.

Inteligência artificial e machine learning são o futuro dos negócios. Não fique para trás!

E como a BRLink pode auxiliar?

Sua empresa já está pronta para a Black Friday?

Essa data é muito importante para qualquer e-commerce. Não só como uma oportunidade para renovar estoques e aquecer as vendas, é também um momento de conquistar novos clientes e reafirmar sua marca no mercado. 

Por isso, investir em soluções tecnológicas que auxiliem na dinâmica de BF e forneçam insumos para seu crescimento é fundamental. Ainda mais atualmente, em que o digital vem se tornando tão forte.

Conte com a BRLink para potencializar sua Black Friday! Nossos especialistas podem criar uma solução inovadora para seu negócio que trará frutos não só em novembro

Está pronto para dar este próximo passo? Saiba mais das nossas soluções e entre em contato!

Conheça nossa solução de inteligência artificial e machine learning!

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