Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
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Novembro já chegou e os preparativos para a Black Friday prometem alavancar essa temporada de vendas e desafogar estoques do comércio varejista. Apesar da data ser apenas no fim do mês, já podemos ver muitos varejistas fazendo promoções utilizando o termo “Black November”.
Para o e-commerce, a concorrência sempre parece mais acirrada, pois o consumidor tem mais oportunidades de comparação de preços (antes mesmo da Black Friday chegar!) e se preparar para a tão esperada data.
E como as empresas podem se antecipar a esse momento de forma ágil e inteligente, para que consigam ser competitivas em suas estratégias de preços num cenário tão concorrido como a Black Friday?
Com inteligência artificial e machine learning!
Uma inteligência artificial, ou IA, é um software baseado em processamento de linguagem natural que simula a inteligência humana na execução de diferentes tarefas. Além de seguir instruções pré-determinadas, IAs também são capazes de se desenvolver para executar prompts mais complexos.
Esse desenvolvimento acontece, na verdade, graças ao machine learning, ou ML. Baseado em aprendizagem a partir da análise de dados, esse mecanismo funciona por meio de algoritmos que, ao analisar um grande volume de dados, são capazes de identificar padrões, extrair conhecimentos e aprender de maneira progressiva com eles.
Por isso, inteligência artificial e machine learning estão cada vez mais presentes nas manchetes e no universo da tecnologia. Ambos se combinam e criam a sinergia perfeita para ferramentas cada vez mais complexas e bem estruturadas, que podem otimizar diferentes tarefas do dia a dia de maneira ímpar.
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Acompanhar a dinâmica de descontos e reposição de uma Black Friday nunca é fácil. Por conta do grande volume de compradores, é comum que diferentes e-commerces sofram com problemas de estoque ou vendas no grande dia – e isso é algo que precisa ser evitado.
O uso de inteligência artificial e machine learning pode trazer uma série de funcionalidades que vão potencializar seu e-commerce e garantir uma BF mais satisfatória tanto para seu negócio como para seus clientes.
Veja algumas possibilidades!
A estratégia de preços dinâmicos é uma das bases fundamentais do comércio. Vender o produto certo para a pessoa certa é importante, mas vendê-lo no preço e na hora certa também!
Para isso, é importante analisar o mercado e saber exatamente como se destacar frente a concorrência. Ter conhecimento dos preços e da dinâmica dos outros e-commerces pode ser o grande diferencial para uma BF de sucesso. E isso se dá por meio de análise de Big Data.
Através de IA e ML, ao invés de ter uma pessoa analisando os preços concorrentes e fazendo modificações de forma manual, é possível utilizar uma grande base de dados para ler a tendência de preços do mercado. Com isso, fica mais fácil atribuir uma estratégia de preços mais assertiva e focada especificamente para a Black Friday.
O comportamento de compras entre uma pessoa e outra pode ser muito diferente. E encontrar um planejamento Black Friday que contemple essas diferenças nem sempre é uma tarefa fácil.
Com machine learning, por exemplo, é possível identificar e estabelecer previsões do comportamento do usuário, tais como canais de preferência ou horário de maior consumo. A partir desse aprendizado, seu e-commerce pode criar comunicações e estratégias personalizadas, impactando o consumidor final de maneira mais assertiva e gerando um resultado muito mais positivo ao final da BF.
Um outro ponto em que inteligência artificial e machine learning podem auxiliar é na comunicação direta com seus clientes através de chatbots.
Uma vez que o volume de contatos pode aumentar durante a Black Friday, o uso de ferramentas como chatbots é capaz de otimizar o tempo da equipe de atendimento e gerar maior satisfação de seus clientes, que podem tirar diferentes dúvidas de maneira rápida e eficaz.
Além disso, vale apontar também como ferramentas de IA que constroem textos ou imagens podem ser grandes aliadas na produção de peças promocionais e demais formatos de comunicação online. Seja em publicações nas redes sociais ou mesmo para o e-commerce em si, essas ferramentas podem auxiliar na dinâmica mais ágil e acelerada que a data pede.
Como vimos até então, ferramentas de IA e ML podem ser um grande diferencial para uma Black Friday de sucesso. Além de auxiliar em diferentes demandas operacionais, elas também são capazes de fazer análises e predições que podem, de fato, oferecer insights estratégicos valiosos para seu e-commerce.
No entanto, não é apenas na BF que essas ferramentas trazem benefícios.
Com cada vez mais destaque no mercado, IA e ML estão tomando espaço entre manchetes e palcos por todo o seu potencial de negócios. A forma com que são capazes de analisar grandes volumes de dados, aprender padrões e, principalmente, desenvolver diferentes tarefas a partir disso, tem sido a grande promessa não só para o segmento tech, mas todos os outros também.
Ainda é cedo para mensurarmos todas as possibilidades de otimização que teremos com essas ferramentas. No entanto, uma coisa é clara: as empresas que estão saindo na frente e investindo em inteligência artificial e machine learning estão, sem dúvidas, preparadas para o futuro dos negócios.
Sua empresa já está pronta para a Black Friday?
Essa data é muito importante para qualquer e-commerce. Não só como uma oportunidade para renovar estoques e aquecer as vendas, é também um momento de conquistar novos clientes e reafirmar sua marca no mercado.
Por isso, investir em soluções tecnológicas que auxiliem na dinâmica de BF e forneçam insumos para seu crescimento é fundamental. Ainda mais atualmente, em que o digital vem se tornando tão forte.
Conte com a BRLink para potencializar sua Black Friday! Nossos especialistas podem criar uma solução inovadora para seu negócio que trará frutos não só em novembro.
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