Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso da Inteligência Artificial e de Machine Learning tem sido cada vez mais frequente pelas companhias mundo afora. Segundo a Forrester, 53% dos decisores globais das áreas de dados e analytics já implementaram, estão implementando ou expandindo a implementação de alguma forma de IA.
Entre as ofertas que se destacam no mercado, estão as soluções de NPL (Nature Language Processing), NLU (Neuro Language Understand), Forecasting e de processamento e análise de imagens, que têm se mostrado altamente eficazes para diferentes objetivos e necessidades de negócio.
Os especialistas Paulo Aragão, Enterprise Solutions Architecture na AWS, e Miller Horvath, Data Scientist na BRLink, apresentaram os principais serviços de IA e ML na AWS nessas categorias. Confira:
Amazon Transcribe
Um dos serviços da gama de NPL (Nature Language Processing), o Amazon Transcribe converte automaticamente áudio para texto. A ferramenta suporta transcrição de áudios e ligações telefônicas e ainda permite a busca de áudios armazenados no Amazon S3.
O Trancribe utiliza o aprendizado da máquina para o reconhecimento automático da fala (ASR) e converte os dados com agilidade e precisão. Por meio de timestamps, ele mapeia as transcrições e torna possível a criação de legendas. O serviço também tem a capacidade de transcrever e classificar áudios quando há mais de um interlocutor. Outro ponto interessante é que a ferramenta oferece o recurso de vocabulário customizado, quando se quer reconhecer uma lista específica de palavras em uma entrada de áudio.
Amazon Textract
O Amazon Textract é uma ferramenta de machine learning que extrai facilmente dados de documentos digitalizados. O serviço consegue identificar textos em qualquer tipo figura, documento, formulário ou tabela.
As chamadas do Textract podem ser feitas tanto de forma síncrona, quando se quer escanear um documento automaticamente, identificar alguns campos e retornar para a aplicação, como assíncrona. O Textract possui fácil uso, por meio do qual também se pode fazer chamadas de API, e o seu modelo de ML já foi previamente testado e aprovado.
Amazon Comprehend
Já o Amazon Comprehend é um serviço de NLP (Neuro language Processing) E NLU (Neuro Language Understand). Ou seja, a ferramenta é capaz de extrair de um texto informações como identidade, localização, frases chaves, idiomas e ainda consegue detectar modelos tópicos e sentimentos.
A respeito desse último aspecto, o Amazon Transcribe pode ser usado para transcrever uma ligação telefônica e ter o seu output lançado no Comprehend, por exemplo. Com essa combinação, é possível identificar o sentimento do cliente, se o time de telemarketing ou Help Desk atendeu de forma adequada e satisfatória. O Transcribe ajuda a identificar tendências e insights e ainda contribui para realização de feedbacks para o seu time e, consequentemente, para redução das taxas de insatisfação e perda de clientes.
Amazon Personalize
Com o advento do Big Data, é praticamente inviável para o usuário avaliar tantas informações para tomar uma decisão. Dessa forma, o sistema de recomendação vem justamente para tentar ajudar a experiência do usuário e é nesse contexto que o Amazon Personalize está inserido.
O Personalize basicamente encapsula algumas técnicas relacionadas a sistemas de recomendação em alguns diferentes cenários. Com base no histórico do usuário, algoritmos de machine learning comparam padrões e conseguem fazer recomendações de alta qualidade. Dessa forma, é capaz desde de recomendar um produto disponível em um determinado catálogo e até fazer a ordenação de um conteúdo específico para o usuário.
Forecast
O Amazon Forecast realiza previsões por meio de séries temporais históricas e ainda aceita metadados, ou seja, dados adicionais para criar modelos de previsão.
Com esse serviço gerenciado, é possível prever, por exemplo, quantidade de vendas, entender a logística de desenvolvimento, produção e distribuição de produtos. No entanto, o Forecast pode ser utilizado em diferentes casos de uso, como exemplo, para fazer previsão de tráfego de rede sob switches, previsão de escalonamento de servidores web conforme padronagem de tráfego no ambiente, entre outros.
Amazon Rekognition
O Amazon Rekognition é um serviço gerenciado para processamento e análise de imagens e vídeos. A ferramenta possui uma tecnologia altamente escalável de aprendizagem profunda e não exige conhecimentos de machine learning para ser utilizado.
Basicamente, o serviço possui funcionalidades que permitem detecção de objetos em cenas, reconhecimento facial, análise de características e sentimentos, identificação de conteúdo inseguro ou inadequado e detecção de celebridades. Além do uso estratégico para verificação de usuários e segurança, o Amazon Rekognition também consegue detectar textos em imagens e, dependendo da situação, pode performar melhor que o Amazon Textract.
Assista o Webinar realizado sobre esse tema AQUI.
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?