Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
Gerados em todos os ambientes, servidores e serviços, os logs são normalmente utilizados para depurar problemas em ambientes, por isso, lembrados apenas quando uma dificuldade acontece.
Embora seja uma atitude comum, cada vez mais as empresas percebem que esta não é uma atitude acertada, e que os logs podem ser muito mais úteis não só para a TI, mas também para o negócio da empresa.
Por isso, a BRLink irá lançar uma sequência de artigos para abordar o valor dos logs para a empresa.
Um primeiro e importante ponto é o fator segurança: os logs podem dizer muito sobre isso. Aliás, para especialistas em segurança, nada pode ser desprezado, muito menos os logs. Eles devem ser analisados e monitorados a fim de detectar não só problemas de segurança, mas também tentativas de ataque.
Existem diversas ferramentas no mercado capazes não só de monitorar os logs mas também de interagir em caso de determinados problemas detectados através deles. É o caso do Splunk, uma solução que faz parte do portfólio de serviços da BRLink, e que é utilizada para análise de segurança através dos logs.
Em arquiteturas distribuídas, o primeiro grande desafio é centralizar os logs para análise. Não é viável conectar em dezenas de servidores para analisar logs. É preciso que eles sejam encaminhados a um servidor ou sistema central, para que ai sejam tratados e analisados. Ainda mais quando o ambiente utiliza, por exemplo, ferramentas de AutoScaling na AWS Amazon Web Services.
Diversas ferramentas fazem isso. Teremos um artigo em breve abordando a utilização de soluções OpenSource para isso, como o projeto tríade: Logstash, ElasticSearch e Kibana. A BRLink utiliza esta soluções para diversos clientes na AWS (Amazon Web Services).
Uma vez armazenados e centralizados, começa o trabalho de extrair valor dos logs. Para isso, existem diversas ferramentas de mercado, desde estruturas pequenas em volume, até soluções de BigData para análise de logs, usando Hadoop, como scripts em Pig, por exemplo.
Através dos logs é possível, por exemplo:
Logs e BigData
Se o mercado já percebeu que não é possível ficar fora do mundo de Big Data, também já notou que logs são uma importante e fundamental fonte de informações. Por isso, a BRLink tem atuado com diversas empresas na estruturação de modelos para extrair o máximo de informações de seus logs.
Utilizando a estrutura de serviços da Amazon Web Services (AWS), como por exemplo o S3, Elastic Map Reduce, RDS e RedShift, diversos clientes da BRLink analisam seus logs e extraem dali importantes informações de apoio na tomada de decisões de seus negócios.
Que tal cuidar melhor dos seus logs? Contate o time da BRLink para saber como.
[contact-form-7 id=”2002″ title=”Newsletter (fimdepost)”]
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?