Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
Os atuais avanços tecnológicos estão, cada vez mais, criando novas oportunidades de crescimento para as empresas. Trazendo dispositivos de otimização e diferentes práticas de desenvolvimento, essas tecnologias estão revolucionando o mundo dos negócios.
No entanto, o funcionamento estratégico de uma companhia não depende apenas disso. Para que um produto ou serviço alcance sucesso no mercado, é importante garantir a conexão entre as diferentes áreas de uma empresa e promover um trabalho em conjunto.
E é por isso que se torna fundamental compreender o que é DevOps.
Considerada uma nova cultura de trabalho, DevOps é responsável por integrar processos e agregar maior valor a um negócio. Focada na otimização e inovação, esta cultura oferece uma nova perspectiva para o mercado de TI em geral.
Saiba mais sobre o que é DevOps e como esse modelo pode transformar o seu negócio!
Em linhas gerais, DevOps é um conjunto de práticas capazes de distribuir aplicativos e serviços em alta velocidade e com qualidade. Os princípios de DevOps ajudam times de desenvolvimento e operação a trabalharem em parceria, agilizando e aprimorando os processos de trabalho de uma empresa.
O DevOps também se relaciona com as diferentes equipes de uma companhia: ao unir funções anteriormente isoladas, como TI e engenharia, esta prática permite a ação coordenada entre os profissionais e garante a criação de produtos ou serviços melhores.
A cultura DevOps surgiu a partir de operadores de TI que, percebendo a distância entre os softwares que criavam e a operação responsável pela implementação e suporte, fomentaram um movimento para aproximar estes processos. O termo, que combina as palavras “desenvolvimento” (Dev) e “operações” (Ops), reflete a necessidade de integração entre essas áreas.
O modelo DevOps funciona a partir da integração de equipes, como de desenvolvedores e operadores de TI. Com isso, é possível aumentar a velocidade e qualidade de implementação de um software, por exemplo, e gerar impactos em todo o ciclo de vida de um produto.
Compreender o que é DevOps também influencia na multidisciplinaridade de uma empresa: esta cultura de trabalho é responsável por unir áreas fragmentadas e garantir maior desenvolvimento estratégico. Através de testes ou implementações em conjunto, as equipes não apenas trabalham de maneira mais colaborativa, mas também oferecem maior qualidade e confiabilidade.
Além disso, ferramentas de DevOps também podem automatizar e acelerar processos. Isso é capaz de gerar uma cultura de entrega e integração contínua e, principalmente, agregar maior valor a um produto.
Com DevOps, é possível ter profissionais diferentes trabalhando juntos. Seja em equipes híbridas (de desenvolvedores e operações de infraestrutura) ou times com DBAs (administrador de banco de dados), analistas de negócios e engenheiros de operações, o modelo DevOps promove maior integração – e maior eficiência.
Além disso, saber o que é DevOps também garante a melhor funcionalidade desta cultura em diversos aspectos. Confira alguns de seus benefícios:
O modelo DevOps pode trazer uma série de benefícios técnicos. Entre eles, é possível destacar:
Além disso, saber o que é DevOps e como aplicá-lo também pode auxiliar um negócio em:
Com o ritmo acelerado da era digital, o tempo para colocar um produto ou serviço no mercado (também chamado de time-to-marketing) também se torna cada vez mais acelerado.
Ao compreender o que é DevOps e como utilizá-lo, uma empresa pode otimizar e aperfeiçoar produtos em um ritmo mais rápido do que as que usam processos tradicionais de desenvolvimento de software e gerenciamento de infraestrutura, mas sem qualquer perda de qualidade.
Essa velocidade permite que as empresas atendam melhor aos seus clientes e possam competir de modo mais eficaz no mercado.
Um ambiente de TI tradicional muitas vezes causa tensão entre a introdução de novos recursos e estabilidade. Enquanto a equipe de desenvolvimento é cobrada pelos recursos que entrega aos usuários, o time de operações é medido com relação à estabilidade do sistema.
Em um ambiente DevOps, uma única equipe é responsável por fornecer novos recursos e estabilidade. A combinação de uma base de código compartilhada, integração contínua, técnicas de teste e implantações automatizadas, entre outras coisas, expõe problemas de forma mais visível no código do aplicativo, na infraestrutura ou configuração.
Desta forma, os problemas tendem a ser menos complexos e o tempo de resolução é mais rápido, já que não é preciso esperar por uma equipe diferente para corrigi-lo.
A estratégia de entrega contínua de software permite a uma organização, primeiramente, implementar uma ideia de maneira mais rápida em termos de desenvolvimento do projeto inicial.
Além disso, também é possível experimentar processos diferentes e gerar uma série de melhorias: desempenho, vendas ou mesmo licenças de uso.
Adotar uma abordagem enxuta para o desenvolvimento de produtos (por exemplo, dividir o trabalho em pequenos lotes e implementar o feedback dos clientes) prevê um maior desempenho de TI e menos “dor” na implantação.
Em um ambiente tradicional de TI, há um enorme desperdício de tempo e esforço, com pessoas à espera de recursos, softwares ou entregas de outros colegas. E este tipo de contexto pode ter um impacto direto na produtividade e satisfação dos colaboradores.
Com implementações automatizadas e ambientes de produção padronizados, aspectos-chave quando se fala sobre o que é DevOps, as implantações tornam-se previsíveis e liberam os profissionais das tarefas repetitivas para fazerem coisas mais criativas.
A pesquisa Puppet Labs 2016 State of DevOps aponta os ganhos de qualidade que as empresas que incorporam práticas DevOps conquistam. Confira alguns:
Para atender às demandas de um negócio ágil, é preciso integrar equipes e automatizar processos. Ao saber o que é DevOps, seus princípios e práticas, os departamentos de TI podem adotar uma posição de estratégia para melhorar a agilidade dos negócios.
E, entre estas estratégias, está a adoção de um ambiente de nuvem.
A BRLink possui um conjunto de serviços flexíveis, elaborados para permitir que as empresas criem e distribuam produtos mais rapidamente e com maior segurança a partir de práticas de DevOps.
Esses serviços simplificam o provisionamento e o gerenciamento da infraestrutura, a implantação de código do aplicativo, a automação dos processos de lançamento de software e o monitoramento do desempenho do seu aplicativo e da sua infraestrutura.
Contando com a BRLink como seu parceiro, a adoção dos princípios DevOps trarão agilidade e qualidade ao seu negócio e TI e irão acelerar a sua viagem para a nuvem!
Conheça nossa solução de DevOps!
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?