O que o mercado (e a Amazon!) têm a dizer sobre nuvem no Brasil?

O que o mercado (e a Amazon!) têm a dizer sobre nuvem no Brasil?

O crescimento da utilização da nuvem em todo o mundo mostra a importância da adoção dessa estratégia de TI para empresas. E, segundo pesquisa, os serviços de nuvem pública deverão crescer muito na América Latina: cerca de 31% ao ano até 2019, ultrapassando outras regiões do mundo. O crescimento da Amazon Web Services (AWS), que superou as expectativas para o primeiro quarter de 2016, serve para corroborar esses fatos.

No Brasil, passado o maior impacto da crise, o setor de TI volta a crescer em 2017, e especialistas apontam que o momento é ideal para que os CIOs comecem a avançar com mais intensidade rumo à computação em nuvem. Para Donald Feinberg, vice-presidente de pesquisa do Gartner, o momento turbulento é ideal para contratação de soluções em cloud computing. Segundo ele, “cloud é uma forma de as empresas economizarem imediatamente. É um tema muito importante para o momento no Brasil”. A consultoria estima que deverá haver uma aceleração em 2017 na contratação de soluções como serviço no país, com expansão de 19,8%.

O Quadrante Mágico do Gartner para IaaS na Nuvem (Magic Quadrant for Cloud Infrastructure as a Service, Worldwide), demonstra que nesse mercado, um dos principais provedores de serviços é a AWS, seguido pela Microsoft. Mesmo a instabilidade econômica dos últimos anos no país foi vista como oportunidade pela AWS, que vem favorecendo uma abordagem de crescimento e buscando aumentar ainda mais a aceitação dos seus serviços no Brasil.

Em 2015, durante o evento anual da empresa em São Paulo, o AWS Summit, Teresa Carlson, vice-presidente da AWS, lembrou que o modelo de trabalho em nuvem é o “novo normal” e que já não é mais possível lutar contra essa realidade. Essa frase, atribuída a Andy Jassy, vice-presidente sênior da AWS, tinha total fundamento à época, ao passo que o mercado já entendeu o potencial do modelo e sua importância no apoio a visão de negócios das empresas.

Na ocasião, a executiva da AWS afirmou haver um desejo fantástico de aproveitar a nuvem no Brasil, por razões que incluíam os cortes no orçamento das empresas, relacionados ao momento de instabilidade econômica do país, e a necessidade de obter mais com menos. Em matéria publicada em 2015, a afirmação era de que a AWS colocava suas apostas no Brasil, para desempenhar um papel-chave na estratégia das empresas, para expandir seus negócios aqui e aumentar sua influência na comunidade tecnológica local. Para isso, a AWS vinha favorecendo uma abordagem de crescimento que se concentrava na construção de relações.

A AWS oferece um conjunto amplo de serviços e tem datacenters em diferentes áreas do mundo, como América, Europa e Ásia e os produtos da AWS estão disponíveis para uso em diferentes regiões. Você sabia que o primeiro datacenter da companhia na América Latina fica em São Paulo?

Teresa Carlson, também esteve no Brasil no AWS Summit de 2016, e afirmou durante o evento que a gigante da nuvem está presente nesta região desde 2011 e que continua apostando forte para crescer por aqui. “Nossos negócios estão crescendo mais do que os gastos com TI”, disse a vice-presidente.

A executiva também mostrou durante sua apresentação que a companhia está trazendo para o Brasil uma série de soluções lançadas recentemente, tais como:

  • Amazon Redshift, storage de dados, gerenciado e em escala de petabytes que visa aumentar a eficiência da análise de dados usando ferramentas de inteligência de negócios que as organizações já dispõem.
  • Amazon Kinesis, família de serviços composta pelo Amazon Kinesis Firehose (para migração de volumes enormes de dados de streaming para a AWS) e o Amazon Kinesis Analytics (para análise de dados de streaming com padrão SQL.

Outras ferramentas para a região também foram anunciadas para os próximos meses, como o AWS Database Migration Service, que visa, de acordo com a executiva, ajudar na migração de bancos de dados para a AWS com ainda mais segurança. “Buscamos, constantemente, garantir que organizações tenham em mãos as ferramentas adequadas para prover serviços de forma segura, rápida e com custo competitivo. Fazemos isso todos os dias. Reinventar e repetir”, concluiu a vice-presidente da companhia.

Para os parceiros de serviços gerenciados da AWS, contar com uma equipe treinada e capacitada é essencial para apoiar as empresas nos projetos, guiá-las na jornada para a nuvem e ajudá-las a extrair o máximo do potencial desse modelo.

Para isso, contam com as certificações da Amazon Web Services, que são credenciais, reconhecidas no mercado, para profissionais de TI com habilidades técnicas e conhecimento trabalhar com a infraestrutura AWS.

Os exames são oferecidos em vários idiomas em centros de testes em todo o mundo, e recentemente a companhia abriu oito novos locais no Brasil, expandindo seu alcance para profissionais de todo o país.

Existem motivos muitos convincentes para sua empresa ir definitivamente para a nuvem, como manter sua equipe mais focada nos negócios da companhia, reduzir custos e obter retorno sobre o investimento mais rapidamente. E quando, além disso, gigantes como a AWS direcionam sua atenção para o mercado nacional, a necessidade (e a importância!) de estar na nuvem fica ainda mais evidente.

Para acompanhar a tendência desse modelo, cada vez mais estratégico e indispensável para sustentação no mercado, conte com um parceiro especializado, como a BRLink.

Com o parceiro certo, sua empresa poderá usufruir das vantagens de estar na melhor nuvem para o seu negócio!

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