Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
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Quando compramos um novo equipamento, dificilmente pensamos no que acontecerá quando chegar o dia em que esse mesmo produto se tornar obsoleto e começar a não nos atender mais. Esse é um problema que também enfrentam empresas de todo o mundo com a tecnologia que se torna velha: descartar máquinas obsoletas custa, além de dinheiro, tempo, espaço e horas de trabalho.
Segundo a E-waste World Map, primeiro mapa global de e-lixo feito pela aliança entre ONU e outras organizações, a previsão é de que em 2017 sejam produzidos 65,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo. A procura por solução acaba sendo global.
Ter em seu parque tecnológico equipamentos que não atendam mais as necessidades da empresa representa queda de produtividade dos funcionários e custos excessivos de operação e manutenção, além de maior preocupação com a segurança dos dados e processos, o que sobrecarrega as empresas. Mas também tem reflexos profundos no trabalho das equipes de TI, que precisam lidar com toda essa infraestrutura.
A resolução desse problema pode não ser simples, mas é possível. O primeiro passo que o Gerente de TI deve dar, juntamente com a sua equipe, é conscientizar a empresa da necessidade de modernização para os negócios, o que terá reflexo na sua produtividade e rentabilidade.
Em seguida, é a vez de fazer um levantamento de todo o parque tecnológico da empresa e definir o que está obsoleto/inadequado, e precisa ser substituído. Faça um balanço de quanto tempo está sendo despendido cuidando desses materiais, como manutenção e atualização, e o que isso representa em gastos para a empresa (produtividade de profissionais, queda na operacionalização, gastos com reposição de peças e energia etc.). Compare esses valores com os da compra de novos equipamentos e soluções (como migração para nuvem – link para matéria 10 motivos convincentes para sua empresa ir – definitivamente – para a nuvem) e como eles afetarão a operação da organização.
A ideia é mostrar que mesmo que seja necessário fazer um aporte para renovação do parque, esse valor será rapidamente recuperado, pois a empresa terá processos mais ágeis e rápidos e profissionais mais produtivos e motivados, diminuindo seus custos.
Descarte – Não há ainda um procedimento padrão no mercado para o descarte de equipamentos de TI. Algumas empresas oferecem serviço de coleta e descarte de material obsoleto como Descarte Certo, Ecobraz e EcoAssist.
Mas se a sua empresa tiver disponibilidade, pode aproveitar esse momento para beneficiar seus próprios funcionários com leilões e até doações dessas máquinas. Outra ação que pode gerar valor agregado é a doação para comunidades carentes ou instituições beneficentes.
Você já precisou lidar com tecnologia obsoleta dentro da sua empresa? Que caminho decidiu adotar? Compartilhe nos comentários!
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