Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O trabalho na nuvem já é uma realidade para diferentes empresas. Graças aos seus inúmeros benefícios, a arquitetura cloud vem ganhando notoriedade no segmento tech e alavancando negócios em todo o mundo.
Mas, apesar de ser uma das ferramentas mais seguras no mercado, o ambiente cloud não está totalmente isento de perigos. E é por isso que se torna fundamental saber sobre segurança na nuvem.
Segundo relatório da IBM, o custo médio global de uma violação de dados chega até US $4,24 milhões. Além disso, as previsões indicam que os prejuízos causados por ciberataques podem chegar a 10 trilhões de dólares até 2025.
Ainda tem dúvidas sobre como garantir a proteção de seus dados? Então confira este conteúdo e aprenda mais sobre segurança na nuvem!
Definido por uma série de tecnologias, práticas, protocolos e processos que garantem a proteção e a privacidade dos dados de seus usuários, o conceito de segurança na nuvem está diretamente relacionado às ferramentas e dispositivos de cibersegurança voltados para o ambiente cloud.
Este nível de proteção é promovido por diferentes infra estruturas, tanto físicas quanto digitais. Data centers, softwares e hardwares, endpoints, armazenamento de dados, sistemas de backup e muitos outros elementos estão dentro do arcabouço da segurança na nuvem.
A depender do modelo de nuvem contratado, uma empresa pode ter diferentes opções de segurança e também de responsabilidades. Em um modelo de nuvem pública, por exemplo, tanto o provedor de nuvem quanto o cliente possuem responsabilidades frente à cibersegurança. O primeiro deve olhar para a proteção de software e de hardware, enquanto o segundo fica com a segurança dos pontos finais, como máquinas e aplicativos.
Isso também pode mudar conforme o modelo de serviço escolhido. A opção de um cliente por um sistema Software as a Service (SaaS) ou Infra estrutura as a Service (IaaS), por exemplo, pode alterar a sua responsabilidade frente a segurança de seus dados também.
Na hora de escolher a melhor opção para sua empresa e garantir a segurança de suas informações, é fundamental encontrar um parceiro que compreenda as necessidades de seu negócio e ofereça as melhores soluções do mercado.
Responsável pela proteção de dados e pelo bom funcionamento de processos de uma empresa, a segurança na nuvem é fundamental para dar maior visibilidade a possíveis falhas. Além disso, o foco em cloud security também pode gerar otimização de custos e até maior competitividade no mercado.
Confira a seguir os principais motivos para priorizar a segurança na nuvem!
Ao olhar para o funcionamento pleno tanto de softwares quanto de hardwares, uma empresa é capaz de proteger seus processos e, ao mesmo tempo, fomentar uma maior otimização dos mesmos.
Isso porque, ao se preocupar com estes elementos, sua equipe garante cada vez mais eficiência em seu uso e dá maior atenção a possíveis falhas de segurança.
Quando as estruturas de cloud são observadas e aprimoradas com frequência, os processos internos de uma empresa vão se tornando cada vez mais otimizados, eficazes e seguros.
Através de cloud security, uma empresa também é capaz de otimizar o orçamento e reduzir possíveis custos.
Em um primeiro momento, o investimento em cibersegurança pode até parecer alto. No entanto, ao garantir a eficiência de processos e a proteção de dados, é possível diminuir custos em geral e realocar investimentos de maneira mais eficaz.
Além disso, vale salientar que um ataque cibernético pode gerar enormes prejuízos, tanto ao caixa de uma instituição quanto ao seu valor de mercado.
Outro ponto importante sobre segurança na nuvem é seu potencial de competitividade: ao investir em elementos de cloud security, uma empresa se posiciona frente ao mercado e relaciona sua marca com segurança e privacidade perante seus clientes.
Com isso, é possível se estabelecer em um segmento de maneira mais assertiva e competitiva, além de agregar também maior valor de negócio à uma empresa.
Da palavra em inglês “comply”, o termo compliance pode ser traduzido como “estar em conformidade” ou “agir dentro das regras”. Caracterizado pelas normas, políticas e diretrizes de uma empresa, é responsável por assegurar que os colaboradores seguirão uma mesma conduta.
O compliance funciona como um guia, que prevê tanto as regras internas quanto externas (como normas de órgãos de regulamentação ou leis específicas).
Ainda que sejam conceitos distintos, a segurança e o compliance andam de mãos dadas. Isso porque, dentre as diretrizes de uma empresa, a privacidade e proteção de dados é sempre um assunto presente.
É a partir dessa relação que o compliance se torna fundamental para a segurança em nuvem.
Uma vez que ele descreve as normas de conduta de uma instituição e determina, por exemplo, políticas de sigilo, ele está diretamente ligado à proteção de informações importantes e garante as devidas punições caso esta conduta não seja cumprida.
Além disso, o uso de endpoints também é um outro exemplo da sinergia entre segurança e compliance. Já que ele direciona a maneira correta com que colaboradores devem usar dispositivos como notebooks e celulares, é possível remediar vulnerabilidades e promover maior proteção aos dados de uma empresa.
Por isso se torna imprescindível que um negócio se atente a estes dois conceitos. Pois, graças a eles, existe uma menor probabilidade de vazamento de dados ou mesmo ataques cibernéticos.
O bom gerenciamento de um ambiente cloud demanda uma série de elementos de segurança e otimização. Uma equipe qualificada, tarefas automatizadas, monitoramento constante e escalas 24×7 são apenas alguns dos pontos necessários para garantir que seus dados estejam protegidos através da nuvem.
É neste contexto que surge o Managed Service Provider.
Pensada com o foco em segurança e em uma abordagem proativa, esta solução é voltada para a automação eficaz de uma série de tarefas. Desta forma, a organização passa a ter maior visibilidade dos itens de não conformidade de forma simples e ágil.
Além disso, graças a sua velocidade e agilidade em combater incidentes, os riscos de downtime de aplicativos são minimizados e o ambiente se mantém mais seguro.
O MSP também possibilita uma visão geral de todas as oportunidades de melhoria no ambiente. Com isso, além de gerar insights sobre Segurança e Compliance, esta solução também fomenta a otimização de custos.
A BRLink oferece uma solução única de Managed Service Provider. Com ela, sua empresa não só protege suas informações de maneira eficiente na nuvem, mas também encontra insights importantes sobre melhoria de processos e otimização de tarefas!
Saiba mais sobre a nossa solução e transforme seus negócios!
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?