Encante seus clientes com inteligência artificial e machine learning
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
A necessidade da automação para alcançar resultados como, time to market, baixo custo operacional, ganho de produtividade e manter o foco no core-business, tem sido hoje prioridade para a maioria das empresas.
O Gartner, líder mundial em pesquisa e inteligência de mercado para o setor de tecnologia, realizou uma conferência onde revela que “Até 2020, os investimentos em ferramentas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para automação (focadas na orquestração da flexibilidade de TI) irão mais do que triplicar, ajudando a reduzir panes nos negócios decorrentes de problemas de TI. ”
A automação no gerenciamento dos recursos de TI é determinante para melhorar a qualidade do serviço, é notável a necessidade de implantá-la de alguma forma e não é à toa que as ferramentas que nos possibilitam isso, estão no topo do ranking mundial de vendas e utilização.
Fala-se muito sobre Cloud, escalabilidade, cultura DevOps, micro serviços, mas para termos uma otimização no provisionamento dos recursos, é necessário a utilização de ferramentas que permitem usufruir o melhor da transformação digital, entre tantas opções, podemos destacar algumas ferramentas como Ansible, Puppet, Chef, Docker, Kubernetes e Rancher.
Com estas ferramentas, conseguimos eliminar etapas manuais que são suscetíveis a erros e pode-se atingir um alto nível de agilidade, facilidade na gestão de múltiplos servidores, implantação de aplicativos, segurança/compliance, orquestração e aumentar a segurança.
Para que fique um pouco mais claro, reunimos 6 vantagens da utilização da automação para agilizar os processos de TI de sua empresa.
1°Custos:
Um dos pontos cruciais é a obtenção de eficiência operacional, por conta de reduzir o esforço “manual” e depender menos de pessoas para executar as atividades, as empresas obtém um grande ganho econômico, além de contar com o ganho de escalabilidade.
Automatizar torna a tarefa mais assertiva e barata.
E mais, a maior parte das ferramentas de automação de gerenciamento de configurações são abertas ao público, isso possibilita a integração em seu cenário sem grandes investimentos iniciais.
2° Time to market
A velocidade no provisionamento de servidores, permite às empresas entregarem de forma mais rápida o seu produto.
Um exemplo, imagine um e-commerce que necessita de 100 servidores WEB com as mesmas configurações e que irão processar a sua aplicação para atender um BlackFriday, será necessário a aquisição de servidores, a instalação de pacotes, a instalação dos softwares e a garantia de que estará tudo funcionando, isso levará muito tempo e você correrá um risco grande de ter queda em sua aplicação e consequentemente aumentar a sua taxa de “Churn”.
Com uma ferramenta como o Ansible integrada a uma Cloud Pública, você irá configurar apenas uma máquina que irá efetuar todo o provisionamento dos outros servidores de forma rápida, com todas as dependências e softwares instalados, isso permite as empresas colocarem os seus produtos em produção de forma muito mais ágil e segura.
3° Conformidade
Além das ferramentas garantir que você irá entregar de forma rápida todo o provisionamento dos servidores, ela garante a conformidade entre eles, ou seja, tudo o que houver em um, haverá no outro, isso faz com que não exista nenhuma divergência entre os servidores e abrir oportunidades para possíveis falhas quando o cliente final estiver utilizando.
4° Facilidade e menor custo para planos de Alta Disponibilidade e DR
A maioria das ferramentas de automação, tem uma curva de aprendizado rápida e utiliza linguagem de dados legíveis, assim possibilitando de maneira fácil e rápida configurar um plano de Alta disponibilidade para o seu ambiente.
Exemplificando novamente com a ferramenta Ansible, caso você tenha uma falha em um dos seus servidores, automaticamente um recurso da cloud pública irá buscar no Ansible-Master todas as configurações necessárias para retomar a operação normalmente.
Isso permite que sua equipe de marketing e vendas, possam apresentar o seu produto com maior garantia de entrega e SLA, isso traz uma maior visibilidade por conta da agilidade na resolução de incidentes.
5° Otimização e Produtividade
Já faz algum tempo em que a equipe de infraestrutura deixou de ficar apenas no operacional, solucionando problemas de clientes internos, instalando patch’s, etc.
Com a entrega efetiva de servidores em conformidade e agilidade no provisionamento com ferramentas de automação, sua equipe de infraestrutura de TI conseguirá ter tempo e maior foco em como melhorar a operação, reduzindo os custos e gerando inovação para o seu negócio.
Cloud’s Públicas como AWS (Amazon Web Services) e Microsoft AZURE, permitem hoje que o profissional de infraestrutura possa interagir com soluções de IA, BigData, IOT e muitos outros segmentos, assim gerando uma oferta maior de negócios.
6° InfraMutável e Flexibilidade
Sabemos que os ambientes de infraestrutura de TI, estão em mudanças constantes e com a utilização de uma ferramenta de infraestrutura como código, isso torna-se uma tarefa simples.
A maior parte das ferramentas de automação, permitem que você trabalhe com ambientes mistos, convivendo sem problemas com cenários automatizados ou não, Linux, Windows e MacOs.
Como exemplo, sabendo-se que temos um “Master” que irá orquestrar a infraestrutura, a agilidade para aceitação de uma mudança é bem grande, na maioria dos casos, é necessário apenas alterar um arquivo em nosso Master e ele irá cuidar de todo o resto, assim possibilitando a continuidade do desenvolvimento do produto de forma muito mais ágil.
Estas ferramentas entregam diversas vantagens para o seu negócio como: Produtividade, Custos mais baixos, Time To Market, Conformidade para o seu ambiente, disponibilidade, flexibilidade e inovação.
Além de todos estes pontos, podemos integrar facilmente ferramentas de automação com soluções de microserviços, trazendo vantagens para a equipe de desenvolvimento das empresas e podendo solucionar problemas de forma mais granular.
A BRLink tem diversos cases de utilização de ferramentas de automação, como Ansible, Saltstack, Terraform, entre outras soluções.
Para saber mais sobre elas, conte com a equipe de especialistas da BRLink.
Vivemos em meio a era digital, e o uso de algumas ferramentas têm crescido exponencialmente. Segundo a AWS, cerca ...
O uso de tecnologias é uma tendência crescente nas empresas. No entanto, isso provoca um aumento da emissão de ...
As informações e ativos digitais são a força vital das organizações. Neste contexto, o cenário digital está repleto de ...
Impulsionadas pela transformação digital, muitas empresas estão migrando seus serviços para a nuvem. Segundo dados do TI Inside, o ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?