Cases não públicos
Como uma fintech transformou suas operações bancárias com o apoio da BRLink e AWS
Sobre o Cliente
Uma fintech com sede na Bahia estava determinada a tornar os serviços financeiros seguros e acessíveis a todos. Com a missão de democratizar os serviços bancários no Brasil, a empresa buscava fornecer soluções transparentes e confiáveis.
Sua conta digital foi projetada para simplificar transações financeiras, incluindo consultas de saldo e extrato, pagamentos, transferências, recargas de celular e emissão de boletos. Além disso, o aplicativo oferecia gerenciamento completo da conta e a emissão gratuita de cartão de crédito pré-pago.
Desafio
A fintech enfrentava um desafio de extrema importância: a necessidade de segregar seu atual ambiente de desenvolvimento (DEV) e produção (PROD) em prol da adoção de uma nova infraestrutura. Essa nova estrutura compreenderia ambientes de Desenvolvimento (DEV), Homologação (HML) e Produção (PROD), todos dotados de recursos de rede centralizados.
Nesse cenário, a rede virtual privada (VPN) desempenharia a função de conceder acesso a todos esses ambientes, permitindo a transição entre contas, a administração de permissões e a centralização de atividades de monitoramento e registro (logs).
Por que a fintech escolheu a BRLink?
Com o objetivo de aprimorar sua infraestrutura e enfrentar a necessidade de separar ambientes de desenvolvimento e produção, a fintech buscou uma solução confiável e escolheu a BRLink por sua expertise na resolução de desafios semelhantes.
A abordagem da BRLink em oferecer uma estrutura composta por ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção, todos interconectados por uma rede virtual privada (VPN), alinhou-se perfeitamente com as demandas da fintech. A possibilidade de transição entre esses ambientes, gerenciamento de permissões e centralização de atividades de monitoramento e registro (logs) oferecia a eficiência e segurança necessárias.
A escolha da BRLink foi fundamentada na sua capacidade de compreender e solucionar o desafio da fintech, garantindo um avanço contínuo em sua missão de tornar serviços financeiros acessíveis a todos, com uma infraestrutura sólida e segura.
Solução Proposta
A abordagem da BRLink para atender às necessidades da fintech envolveu uma revisão completa do ambiente. A integração do “Control Tower” foi uma etapa importante para facilitar a administração das contas, reunindo a organização da infraestrutura do cliente de maneira ordenada.
Ao mesmo tempo, a implementação desse projeto exigiu a construção cuidadosa de uma infraestrutura de contas para melhor organização e gestão centralizada. Todos os ambientes da fintech foram configurados usando a Infraestrutura como Código (IAC) com a tecnologia Terraform, tornando possível criar continuamente recursos e implementar melhorias rapidamente.
Com essa nova abordagem, é possível realizar melhorias específicas em cada ambiente, após serem testadas em uma fase de Homologação antes de serem aplicadas à produção. Isso reduz a chance de problemas significativos e oferece proteção caso seja necessário voltar atrás. Todos os ambientes têm configurações semelhantes, garantindo que sejam escaláveis e resilientes, mesmo com a aplicação do cliente.
Uma característica importante desse método é a capacidade de aprimorar ou reduzir recursos de forma independente, equilibrando os custos e a qualidade para o cliente final.
Benefícios
A implementação do projeto trouxe diversos benefícios para a fintech em diferentes áreas:
Segurança Aprimorada: A implementação da rede VPC, subnets privadas e AWS WAF ajudou a proteger contra ameaças externas. Isso garantiu um ambiente de rede mais seguro, preservando a confidencialidade dos dados e permitindo que os dados e transações entre recursos sejam feitos de maneira segura.
Escalabilidade e Disponibilidade: A segregação dos workloads para contas distintas permite uma maior escalabilidade e disponibilidade por tipo de workload, bem como a segregação de custos entre ambientes.
Monitoramento Eficaz: O serviço Amazon CloudWatch, juntamente com o Grafana, possibilitou a monitoria detalhada de seus recursos, como os workloads em ECS, Load Balancers e conectividade. Com métricas padrões e personalizadas, a empresa pôde identificar problemas nos serviços, bem como a ingestão de logs via Loki diretamente no Grafana.
Em resumo, a implementação dessas soluções da AWS trouxe benefícios significativos em termos de segurança, escalabilidade, disponibilidade, redução de custos operacionais e observabilidade eficiente ao ambiente. Esses benefícios contribuíram para melhorar a eficiência, a confiabilidade e a segurança das operações bancárias.
Com a expertise e apoio da BRLink, a fintech conseguiu superar seu desafio de centralizar os recursos em contas distintas, tendo uma segregação de ambientes que otimiza a criação de recursos e agiliza a implementação de novos workloads e crescimento escalável.
Veja o que estão
falando sobre nós
Entre em
CONTATO
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!