Cases não públicos
Prova de Vida com Inteligência Artificial
Introdução
Um recente estudo divulgado pela Serasa Experian, “Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2021”, revelou que 8 em cada 10 empresas disseram que atualmente possuem alguma estratégia de reconhecimento do cliente, um aumento de 26% desde o início da pandemia. O estudo confirma o movimento constante das empresas que realizam prova de vida, no sentido de combater o aumento significativo de ataques fraudulentos de identidade.
Desafio
A prova de vida é um eficiente recurso de segurança utilizado por governos, empresas públicas e privadas no combate a fraudes digitais de identidade. O procedimento busca realizar a autenticação de usuários em processos de cadastramento e validação de dados para garantir o acesso a diversos serviços, como a abertura de contas bancárias, validação de transações financeiras e serviços sociais do INSS, por exemplo.
Na maioria dos casos, todo esse processo é digital, até porque a verificação de prova de vida manual é uma missão praticamente impossível. A questão é que da mesma forma que a digitalização da prova de vida acelerou e aumentou a praticidade do processo, aumentou na mesma escala o volume de tentativas de fraude nos canais digitais.
Portanto, à medida que a experiência digital para a prova de vida se torna um componente cada vez mais importante da vida de consumidores, usuários e contribuintes, a autenticação e validação contínua se tornaram fundamentais para combater as fraudes.
Empresa com quase 10 (dez) anos de história, com sua plataforma de vendas online. A aplicação funciona como mediador de vendas, com foco em produtos digitais, como cursos e e-books. Habilitando as pequenas e médias empresas para divulgação de seu produto e mediando comissionamentos para terceiros que desejam revendê-los em diversos formatos como texto, áudio, foto, ou vídeo.
Solução Proposta
A BRLink desenvolveu uma solução de prova de vida automatizada com Machine Learning utilizando a nuvem da AWS. A solução foi criada sobre uma arquitetura totalmente serverless que executa algumas etapas para a validação de todo o processo. Com o uso do Rekognition e Funções Lambda, o sistema reconhece o rosto de uma pessoa, cria um desafio de movimentação do nariz e em seguida valida se a pessoa de fato realizou o movimento.
Com a utilização combinada do Rekognition com o Textract, é possível identificar se o documento de identidade pertence à pessoa que está realizando a prova de vida e ainda verifica se está válido com a receita federal. Todos os resultados ficam armazenados no DynamoDB e podem ser consultados via API Gateway. O resultado do projeto foi um sistema em produção que reduziu a quantidade de tickets de atuação humana em validações de prova de vida em 50%.
Conheça um pouco mais da arquitetura desta solução:
A BRLink foi a primeira empresa a conquistar a certificação de Machine Learning da AWS no Brasil, nossos especiaistas estão apoiando empresas no desenvolvimento de soluções inovadores utilizando a nuvem da AWS, conheça mais em: Clique aqui
Veja o que estão
falando sobre nós
Entre em
CONTATO
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!