Anbima
Sobre o
PROJETO
Publicado em: 15 de setembro de 2023 às 14:39
Publicado em: 15 de setembro de 2023 às 14:39
A ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, reúne bancos, gestoras, corretoras e distribuidoras de recursos. A Associação tem o maior hub de dados e informações do ecossistema financeiro, o que a capacita para liderar iniciativas em 4 frentes: defesa dos interesses dos associados e dos investidores; fornecimento de ferramentas analíticas; educação para investidores e certificação para profissionais de mercado; e estabelecimento de regras para as instituições que operam no mercado.
Saiba mais:
Para a ANBIMA, principal provedora de informações sobre os segmentos de mercado financeiro, a construção de uma base de dados consistente é parte dos esforços para proporcionar mais transparência e segurança ao segmento que atua e, consequentemente, impulsionar negócios. No projeto de modernização tecnológica e cultural, a organização precisou migrar toda sua infraestrutura tradicional on-premise para um modelo de nuvem pública, tornando as áreas de tecnologia, processos, papéis e responsabilidades, bem como a cultura organizacional, focadas na entrega de valor para o negócio.
O principal objetivo do projeto era aproveitar os inúmeros benefícios que a nuvem oferece. Ao migrar para a nuvem, a empresa poderia direcionar seus esforços ao foco no core business, reduzir o time to market, aprimorar a disponibilidade e escalabilidade, além de adquirir maior flexibilidade, entre outros benefícios.
O desafio consistiu em migrar os 71 sistemas on-premise para a nuvem, utilizando a infraestrutura da AWS como provedor de serviços. Esta transição foi realizada seguindo as premissas do Well-Architected Framework, um modelo que auxilia na construção de infraestruturas seguras, resilientes, eficientes e de alta performance para aplicações e workloads, pautado em seis pilares essenciais: excelência operacional, eficiência de performance, segurança, confiabilidade, sustentabilidade e otimização de custos. Para cumprir este objetivo, foi adotada a ferramenta de código aberto Terraform, amplamente reconhecida por sua capacidade de construir, alterar e versionar infraestruturas de maneira segura e eficiente, através de uma linguagem declarativa. A utilização do Terraform foi essencial no processo de criação e gerenciamento da infraestrutura na AWS, garantindo uma transição tranquila e bem-sucedida para a nuvem.
Parceira da Amazon Web Services desde 2010, a BRLink é conhecida por sua vasta experiência na utilização dos serviços da AWS para otimizar a migração para a nuvem, garantindo simplicidade, agilidade e resultados consistentes. Por esse motivo, a ANBIMA escolheu a BRLink para desenvolver uma estratégia de migração para a nuvem, sem interromper as operações da organização e atendendo às suas necessidades específicas.
Em colaboração com a ANBIMA, a BRLink dividiu o projeto em quatro etapas: fundação, planejamento e definições, migração e otimização. A BRLink conduziu cada uma dessas etapas com êxito, alcançando resultados altamente satisfatórios.
O projeto teve início em janeiro de 2022, com a etapa de fundação, onde toda a infraestrutura necessária para receber as aplicações migradas foi planejada e desenvolvida. Isso incluiu a implementação de elementos como Organization, Control Tower, VPCs, Config, SSO, entre outros, abordando seis pilares básicos: Access Management (acesso gerenciado), Connectivity (conectividade), Security (segurança), Account Management (gerenciamento de contas), Automation (automação) e Data Protection (proteção de dados).
Em seguida, avançou-se para a etapa de planejamento, na qual foram definidos os detalhes sobre como, quando e quais os riscos e custos envolvidos na migração dos sistemas para a nuvem. Para as operações, foi criado um framework que proporcionou maior agilidade e assertividade.
A terceira etapa compreendeu a migração propriamente dita. Nesse estágio, todos os itens planejados foram colocados em prática, seguindo a metodologia ágil, que divide o processo de gerenciamento de projetos em tarefas e etapas menores. O framework de migração criado foi essencial para agilizar o processo de transformação as aplicações on-premises em processos da infraestrutura de nuvem AWS.
Na última fase, nomeada como fase de otimização, ocorreram ações para fornecer suporte, realizar manutenções e implementar melhorias identificadas durante a etapa de migração. Essas melhorias incluíram otimizações de custos, aprimoramentos em aplicações e criação e manutenção de processos visando otimizar a governança do ambiente.
Redução e eliminação de custos fixos: Com a adoção do modelo “pague o que usar” na nuvem, houve uma significativa diminuição dos custos fixos, além da redução na necessidade de gerenciar infraestrutura, manutenção e licenciamento de softwares e hardwares.
Aumento de produtividade: Através da automação dos serviços gerenciados pela nuvem, houve provisionamento mais ágil e eficiente, permitindo experimentação rápida de novas tecnologias. Além disso, a resiliência operacional foi reforçada, resultando em um SLA (Garantia de Nível de Serviço) melhorado na gestão de infraestrutura.
Conectividade confiável: A mudança para a nuvem proporcionou disponibilidade total do sistema, sem intermitências, garantindo que as operações aconteçam sem interrupções indesejadas.
Escalabilidade sob demanda: A infraestrutura na nuvem permitiu uma expansão do serviço de acordo com as necessidades específicas, garantindo a flexibilidade de ajustar recursos de acordo com a demanda do negócio.
Agilidade nos negócios: O “time to market” (TTM), foi reduzido significativamente, agilizando o processo desde a concepção de um produto ou serviço até o seu lançamento. Essa maior rapidez permitiu que a equipe focasse mais no desenvolvimento do negócio e possibilitou a implantação de novos serviços em modelo ágil.
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?