Case DM – Projeto Delta Lake

Sobre o
PROJETO

Publicado em: 17 de maio de 2023 às 11:50

Como a BRLink otimizou a estrutura de dados e solucionou os desafios da DM.

Sobre o cliente

Fundada em 2002, a DM é uma prestadora de serviços financeiros com foco na democratização do acesso ao crédito no Brasil e se consolidou no mercado como a maior gestora de cartões de loja (private label) de supermercado

Com 20 anos de experiência, a DM é reconhecida por sua proximidade, simplicidade e segurança, valorizando as pessoas e suas histórias.

Desafio do cliente

A DM precisava de uma estrutura dados mais segura, flexível e escalável, pois o seu ambiente de dados, que estava hospedado na nuvem AWS (Amazon Web Services), não seguia as melhores práticas sugeridas pelo Well- Architected Analytics Lens.

O banco de dados também não permitia a conexão via DMS para o carregamento via CDC (Change Data Capture), que permite a captura near-real-time das operações DML (Data Manipulation Language).

Com isso, a carga de todas as tabelas era realizada de forma full-load, o que gerava um delay de até 7 horas para o carregamento total, sendo que algumas cargas falhavam, o que inviabilizava a geração de informações essenciais para a tomada de decisão.

Além disso, o mascaramento de dados sensíveis era realizado de forma que ocorria a perda de seu valor, devido a estratégia inicial da substituição dos valores por “X”. Dessa forma, houve a perda da capacidade do uso como chave único e relacionamento do ambiente, além de prejudicar o acesso de algumas áreas específicas que precisavam do acesso à informação “crua”, e não anonimizada.

Por que a DM escolheu a BRLink?

A DM escolheu o time da BRLink para apoiá-los na restruturação do seu ambiente de dados na nuvem AWS. A BRLink realizou uma prova de valor (PoV) em conjunto com o time da DM para apresentar os benefícios da nuvem.

Após a realização da PoV, a BRLink trabalhou na ingestão, transformação e consumo de todo dado produtivo no ambiente AWS, otimizando-o com regras de LGPD, compliance e segurança dos dados ingeridos.

Solução Proposta

Para solucionar os desafios da DM, a BRLink desenvolveu uma arquitetura utilizando as melhores práticas do mercado, focada em Data Lakehouses e que melhorou a governança e acabou com a redundância de dados. Foram utilizados os seguintes serviços da AWS:

Amazon EventBridge: Garante a chamada de eventos para que o processo de ingestão ocorra em tempo programado.

Amazon Step Functions: Utilizado para o processo de ingestão de dados, que é complexo, devido à quantidade de tabelas a serem ingeridas no Data Lakehouse.

Compartilhe esta publicação:

Amazon Secret Manager: Gerencia as credenciais de acesso para garantir o acesso à origem do dado.

Amazon Database Migration Service (DMS): Utilizado para fazer cargas de tabelas menores, diminuindo o tempo de ingestão para menos de 1 hora.

Amazon Glue ETL: Serviço simples de levar a produção e demonstrar valor no processo de ingestão.

Amazon DynamoDB: Armazena os parâmetros de ingestão dos dados para facilitar a implementação de novas tabelas.

Amazon Simple Storage Service (S3): Principal ferramenta para o armazenamento de dados do mercado.

Amazon Glue Catalog: Cria um schema dos dados para que outras ferramentas possam fazer a leitura corretamente.

Amazon Glue Crawler: Facilita a criação de novas cargas de dados.

Amazon Athena: Utilizado para fazer consultas de forma mais simples.

Diagrama da Arquitetura

Benefícios

A BRLink desenvolveu uma arquitetura utilizando as melhores práticas e os melhores conceitos de Data Lakehouse, a fim de melhorar a governança e acabar com a redundância de dados.

A arquitetura elaborada pela BRLink segue as práticas do AWS Well-Architected Framework, trazendo os pilares de excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de desempenho e otimização de custo.

A DM obteve a vantagem de adicionar novas bases de dados ao lakehouse com facilidade, utilizando o DynamoDB para estabelecer regras de negócio e garantir menor esforço de manutenção e escalabilidade.

Além disso, com o projeto realizado pela BRLink, o tempo de carga dos dados foi reduzido em cerca de 44%, resultando em um processo mais eficiente.

Compartilhe esta publicação:

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.