Case Loja do Mecânico

Sobre o
PROJETO

Publicado em: 12 de junho de 2020 às 15:38

No ano de 1993 a Gurgel Ferramentas, hoje conhecida como Loja do Mecânico, iniciou suas atividades na cidade de Franca, interior de São Paulo.

Desde então, atua no segmento de ferramentas especiais e equipamentos automotivos. Em 1998, com o lançamento do seu primeiro site, que a princípio funcionava apenas para consultas no catálogo de vendas e outras informações, a Loja do Mecânico deu o pontapé inicial para tornar-se referência na internet com uma das principais lojas virtuais do segmento.

Desafios

Com o crescimento do negócio, a loja virtual da Loja do Mecânico se tornou referência no segmento. A crescente quantidade de usuários ativos na loja virtual gerou desafios como:

  • Aumento do tempo de resposta da aplicação (lentidão)
  • Escalabilidade
  • Alta disponibilidade
  • Segurança
  • Necessidade de automação de deployments
  • Redução de custos

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Solução Proposta

Após o mapeamento dos principais desafios do cliente, nosso time assumiu todo o gerenciamento e monitoramento da infraestrutura na AWS da Loja do Mecânico, onde elaboramos um planejamento para endereçar todos os desafios levantados.

Tempo de resposta da aplicação: o monitoramento de todo ambiente proporcionou a visibilidade dos principais horários de pico dos usuários e com isso conseguimos criar estratégias para nos anteciparmos às demandas.

Escalabilidade: Utilizamos o AWS Auto Scaling que escala automaticamente a infraestrutura para manter um desempenho constante e previsível, no menor custo possível.

Alta disponibilidade: com a escalabilidade conseguimos melhorar a alta disponibilidade do ambiente, além de proporcionar uma melhor experiência para os usuários

Segurança: através da nossa solução chamada Cloud Insights, mapeamos todo o ambiente, evidenciando gaps de segurança e de conformidade, que foram devidamente corrigidos

Automação de deployments: implementamos uma esteira de deployment automatizado, simplificando o processo, incluindo o rollback

Otimização de custos: com o uso do Cloud Insights conseguimos identificar vários pontos de melhoria para otimização de custos, como o “rightsizing” de todo o ambiente.

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