Seazone – Projeto Data Lake
Sobre o
PROJETO
Publicado em: 1 de setembro de 2023 às 10:26
Publicado em: 1 de setembro de 2023 às 10:26
Fundada em 2018, a Seazone tem como objetivo potencializar o mercado de aluguel por temporada no mundo digital utilizando a tecnologia como principal diferencial. Com sede em Florianópolis, a empresa estabeleceu-se para profissionalizar a gestão de aluguéis e otimizar o mercado de investimentos imobiliários, buscando alta rentabilidade.
A abordagem da Seazone garante uma gestão inteligente, visando a máxima rentabilidade dos imóveis e proporcionando experiências únicas para os hóspedes. A empresa foca em proprietários investidores, oferecendo transparência, flexibilidade e resultados consistentes, permitindo que eles acompanhem tudo sobre seu imóvel numa plataforma própria.
A tecnologia desempenha um papel fundamental, capacitando a Seazone a otimizar o faturamento dos imóveis sob sua gestão e a identificar estratégias lucrativas. O objetivo é alcançar o potencial máximo de faturamento e redução de custos fixos, garantindo a eficiência e o sucesso dos investimentos imobiliários.
O desafio enfrentado pela BRLink ao atender a Seazone foi garantir uma implementação bem-sucedida da transformação digital. Isso envolveu superar alguns obstáculos, como a compreensão aprofundada das tecnologias envolvidas, sua aplicação eficaz e a promoção de uma cultura de inovação em todas as áreas da empresa. Além disso, a BRLink forneceu consultoria para revisar as atividades existentes e criar um plano de ação para melhorar os algoritmos desenvolvidos pela Seazone. Tudo isso foi realizado de forma ágil e eficiente, para permitir que a Seazone se destacasse no mercado com base no conhecimento especializado da BRLink em serviços de nuvem.
A Seazone escolheu a BRLink devido à busca por soluções completas na transformação digital. Reconhecendo os desafios da adoção tecnológica e integração cultural, a Seazone buscou a expertise da BRLink na nuvem para otimizar as tecnologias existentes. A consultoria da BRLink revisou atividades e aprimorou algoritmos, acelerando a evolução tecnológica da Seazone e destacando-a no mercado com conhecimento especializado. Portanto, a parceria foi formada para superar os desafios de implementação da transformação digital e obter vantagem competitiva.
A solução proposta pela BRLink para a Seazone envolve a utilização dos recursos e dos serviços da AWS, fornecendo uma base de dados centralizada capaz de escalar em tamanho e performance, chamada Data Lake. Para solucionar este desafio, diferentes serviços da AWS foram utilizados. A ideia foi migrar algumas tabelas da base de dados do cliente para o Data Lake, sendo escalável e de fácil acesso para consultas.
Para a ingestão histórica dos dados, foi proposto utilizar o AWS Database Migration Service. Por meio dele, foi possível migrar toda a base histórica das tabelas escolhidas pela Seazone. A ingestão contínua foi realizada por um processo de streaming de dados por meio do serviço Amazon Kinesis, mais especificamente o recurso Firehose Delivery Stream. Com esses serviços, os dados foram enviados para a AWS por meio da integração com o Amazon S3 (Simple Storage Service). O Amazon S3 é um serviço de armazenamento altamente escalável e durável, adequado para o armazenamento de grandes quantidades de dados.
No Amazon S3, esses dados foram armazenados em três camadas diferentes: raw, clean e enriched. A camada raw é a camada inicial de ingestão do Data Lake, centralizando todos os dados. Geralmente, os arquivos não recebem um tratamento especial ou qualquer tipo de limpeza. A camada clean é a camada intermediária e onde é realizado todo o processo de limpeza dos dados. Por fim, a camada enriched é a camada final da arquitetura, onde se concentram as consultas no Data Lake. Geralmente, todas as informações que carregam mais valor de negócio estão presentes nela.
O serviço AWS Lambda foi utilizado para o processo de limpeza dos dados, sendo estes armazenados na camada clean, e o serviço AWS Glue foi usado para a confecção do ETL (Extract, Transform, Load), etapa em que as transformações nos dados com as regras de negócio da Seazone foram aplicadas. Nesta etapa, os dados foram enviados para a camada enriched. Para o armazenamento de metadados, foi utilizado o serviço DynamoDB. Todo o dado foi disponibilizado na camada enriched já catalogado e acessível por ferramentas de BI e afins por consulta via query no Amazon Athena.
A solução foi desenvolvida tem base nos melhores padrões da AWS pelo Well Architected Framework, utilizando-se dos seus pilares para a escolha de serviços mais apropriados, aumentando a eficiência operacional e buscando a redução de custos. Finalmente, toda a arquitetura foi documentada em detalhes e a BRLink realizou passagens de conhecimento para capacitação do time da Seazone, dando autonomia e independência dentro da estrutura entregue, e permitindo que a Seazone conseguisse evoluir o Data Lake para agregar valor em escopos que estavam fora do projeto desenvolvido.
A implementação do projeto trouxe diversos benefícios para a Seazone em diferentes áreas:
Em resumo, a implementação das soluções da AWS trouxe benefícios significativos para a Seazone em termos de armazenamento ilimitado, facilidade de consulta, diversidade de dados, flexibilidade de processamento e integração com outros serviços. Esses benefícios melhoram a eficiência, a liberdade de manipulação dos dados e lidam com o aumento constante dos dados.
Com a ajuda da BRLink, a Seazone superou o desafio de criar um Data Lake na nuvem, solucionando o problema do crescimento rápido dos dados. A parceria entre a Seazone e a BRLink, junto com as soluções da AWS, mostra o poder da tecnologia em impulsionar inovação e eficiência.
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?